Sunday, March 18, 2012

Papo de Boleiro: Erro médico mata o jogador!

novaescolabrasileiradefutebol@yahoo.com.br

São Caetano do Sul/SP - Brazil

 

 

 

 

 



Tinha eu 15 anos de idade quando perdi meu pai, vítima de um infarto agudo fulminante no miocárdio’ que me fez órfão da noite para o dia, com a responsabilidade de ajudar minha mãe na criação de quatro irmãos menores (Gabriel 5, Isaac 7, Lídia 9, Gerson 12); esse ataque fulminante não levou somente meu pai, levou também o plano de um garoto de um dia ser o melhor jogador do mundo. Corria o ano de 1965 , trabalhando em um gráfica na Vila Carioca em São Paulo, esse objetivo foi definitivamente sepultado, em um exame clínico de rotina nos funcionários, o médico constatou que eu tinha um problema no coração tal como meu pai. que me impossibilitava de praticar qualquer atividade física mais intensa. Eu havia parado minhas idas ao Corinthians, por precisar ajudar a família que passava por um período difícil com a perda de meu pai, mas ainda alimentava a esperança de poder voltar a seguir minha carreira de jogador quando as coisas melhorassem. Essa constatação do Médico foi para mim um duro golpe em minha pretensão.
Os anos foram passando, eu parei de fazer o que mais gostava na vida, o que mais queria um dia fazer, viver do futebol. Eu não me conformava simplesmente em ser um jogador, queria ser o melhor entre todos; podia ouvir o Maracanã inteiro gritando meu nome, mesmo no campinho de terra batida no fim da rua onde morava.: Tudo isso se foi em uma fria tarde de Agosto de 1965, o dia em que acabaram com meu plano, um garoto de 15 anos sem orientação, sem o direito de realizar seu objetivo, foi como o túnel que me levava ao gramado de uma hora para outra tornou-se interminável, era só escuridão.

Fui vivendo minha vida de aprendiz gráfico, coisa que não me interessava muito, além das facilidades que tinha em ler todos as provas dos trabalhos que passavam por minhas mãos, as quais de certa forma me ajudaram a desenvolver meu senso crítico.
Quatro anos se passaram eu havia completado maioridade e resolvi deixar a gráfica, foi trabalhar na industria automobilística no ABC, onde poderia ter um salário melhor e voltar a estudar, coisa que tinha interrompido.
Fui assim trocando de trabalho e escola, como quem não se encontra na vida, depois de perder suas referências, um dia já contava com 20 anos, o objetivo de ‘Melhor do mundo’ há muito adormecido, quando juntei umas economias e resolvi fazer um exame de coração mais criterioso, me lembro que foi na praça da Sé em São Paulo, o médico depois de me examinar e ouvir o fato acontecido anos atrás disse “O médico que lhe falou isso era um cavalo, nunca poderia ter tido isso ao uma criança, você não tem nada no coração é perfeitamente normal, pode praticar o esporte que quiser ” . Depois disso ainda tentei me reencontrar com o futebol, mas já era tarde, tinha perdido 5 anos de desenvolvimento físico, fundamentos técnicos e psicológicos; coisas fundamentais para a formação do atleta. Fiquei 2 anos entre fixo no VW Clube com tentativas esporádicas em outros clubes , tais como Santo André E.C , São Paulo F.C. Portuguesa dos Desportos e CEUB de Brasília; esse ultimo onde definitivamente dei por encerrada minhas tentativas em 1973.
A vez que mais perto cheguei de alguma coisa foi quando o preparador físico do Santos F.C que também trabalhava como Gerente no VW CLUBE, perguntou minha idade quanto disse que tinha 22 anos, falou que tinha passado a idade, um pouco mais novo me levaria para o Juniores do Santos F.C, disse que eu não estava preparado para disputar a posição no time principal do Santos F.C.; mal sabia ele que tudo o que eu queria, era uma disputa dessa.
Hoje 39 anos desde minha ultima partida de futebol, inda posso ouvir o Maracanã inteiro gritando, ‘fica! fica! fica!’ Assim é o mundo, as coisa são como são , não como deveriam ser!

 
"NIVAN GOMES IS A TECHNICIAN WHO HAS SUCCEFULLY TRAINED MANY YOUNG FOOTBALLERS" CBF-CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

Nivan Gomes
HEAD COACH
NEW - BRAZILIAN FOOTBALL TECHNIQUES INSTITUTE
A nova escola brasileira de futebol     

No comments:

Post a Comment